Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010

Curiosidades na alimentação!!!!

Sabia que...

as massas foram inventadas pelos chineses? Sabia que o sal já era importante no período neolítico? Descubra estas e outras curiosidades referentes a alimentos que todos os dias ingere! A origem dos alimentos

Existem muitas curiosidades relativamente aos alimentos que digere todos os dias. Sabia, por exemplo, que o arroz é cultivado há mais de 7 000 anos por chineses e indianos? Porém, só apenas há 800 anos é que o arroz foi trazido da Ásia para a África e Europa pelos Árabes. E, confesse lá, que um arroz de pato ou um arroz doce não faz as delícias de qualquer um?

O esparguete é também de origem chinesa. Marco Polo, o célebre comerciante italiano, trouxe-o até à Europa, e desde então quase todos os povos apreciam os pratos confeccionados com este produto. E, que delícia um esparguete à bolonhesa! O pão, essencial para nós, é desde há muito tempo a base da alimentação de muitas populações. Feito através de centeio, cevada ou milho, o pão começou a ser feito, posteriormente, maioritariamente, através do trigo. Ingerido como acompanhante da refeição, com outro produto qualquer, como o queijo, o pão é também a base de receitas regionais como a Açorda à Alentejana.

De origem tradicional portuguesa, o bacalhau já era pescado por nós em pleno século XV, ainda que o comércio do mesmo estivesse a cargo dos ingleses. A partir do século XVIII, o bacalhau tornou-se um prato popular entre os portugueses, e hoje as receitas com este alimento são infindáveis. Bacalhau à Brás, Bacalhau com Natas, Bacalhau com Batatas à Murro, são apenas alguns dos exemplos.

Sabia que aquela manteiga saborosa com a qual você barra uma fatia de pão tem 3000 anos? Os índios e os cidadãos do Tibete foram os primeiros a contactar com ela, mas a mesma só chegaria ao Ocidente pela mão dos Vikings. Consta-se que a receita da manteiga foi deixada por este mesmo povo em terras portugueses, por volta do século V e VI antes de Cristo. Servida com batatas, a sardinha é desde sempre um prato, por excelência, português, e possui desde a Idade Média um destaque especial na nossa cultura gastronómica.

O sal, condimento importante para a comida mas igualmente prejudicial quando usado em excesso, é importante para a culinária desde a época do neolítico, altura em que os caçadores descobriram que esta era a única forma de conservar a carne ou peixe. Os romanos foram os pioneiros nas salinas, e pouco tempo depois o sal era um produto obrigatório nas rotas de mercado mundial. A sua importância era extrema ao ponto do sal chegar a ser trocado por ouro!

A batata é um dos alimentos sem o qual os portugueses muito dificilmente conseguem viver. A batata serve de acompanhante da carne ou peixe, e a variedade com a qual a mesma pode ser confeccionada permite-lhe possuir um papel importante na cozinha tradicional. Foi Pizarro e os soldados espanhóis, aquando da conquista do Peru, que descobriram uma planta que alimentava os índios há muito tempo. Inicialmente considerada venenosa, a batata começou a ser plantada, com alguma regularidade, em Trás-os-Montes, pouco depois do século XVII.

A roda dos alimentos esconde curiosidades sobre os mesmos que, certamente, nunca lhe passaram pela cabeça. O importante é que os consuma correctamente, sem abusar, isentos de excessos, e que realize uma alimentação adequada e saudável para si!

 

MAC


publicado por curiosidadesemais às 13:36
link do post | comentar | favorito
|

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.pesquisar

 

.posts recentes

. Pensamento do dia!!!

. Pensamento do dia!!!

. Excelente motor de busca!...

. publicidade

. Click e ganhe dinheiro!!!...

. Praias fabulosas!!!

. Profecia Maia desmentida!...

. O Mundo!!!

. Mães bizarras!!!

. Que pessoas estranhas!!!

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds